sábado, 4 de maio de 2013

Seu pneu estourou por causa de buraco?

Não fique bravo.

O culpado é quem lhe proveu o serviço de asfalto.
O seu IPVA é pago para que você tenha condições mínimas de circulação. O pedágio tem o mesmo princípio.
Assim, se o seu pneu estourou devido a você ter passado em um buraco, o procedimento é o seguinte:
1 - Se tiver celular na hora, tire foto do buraco, do pneu, do carro e da lataria, enfim, de tudo o que pode ter sido estragado devido ao acidente.
2 - Situe-se. Descubra o km que você está na rodovia ou o número da rua equivalente e guarde o horário. Você vai precisar destas informações no BO.
3 - Se alguém da concessionária ou do DER for socorrer você, anote o nome completo dele pois ele pode servir de testemunha no B.O.
4 - Faça o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. O boletim vai demorar uns 10 dias para ficar pronto. Se você estiver longe de casa, peça para que o policial envie o boletim para um DP mais próximo de sua residência. (Aí, espere mais uma semana porque, aparentemente, a polícia demora quase uma semana para mandar um e-mail. Sim, o seu BO vai por e-mail. Olha como nossa polícia é tecnológica).
  obs: Aparentemente, a polícia ODEIA fazer boletim de ocorrência. Se te disserem que não precisa, ou que é besteira, ignore e bata o pé. Diga que você vai processar todo mundo e que quer o B.O. por isso. Você vai sentir na pele o quanto eles "desgostam" de fazer B.O. Impressionante.
5 - Pergunte ao policial quem é o responsável pela via (DER, CCR, Prefeitura, enfim, quem é o responsável por manter o pedaço de asfalto que lhe causou o prejuízo).
6 - Envie um e-mail para o responsável perguntando qual é o processo que se deve seguir para conseguir o ressarcimento do prejuízo.
7 - Faça 3 orçamentos. (a não ser que no item 6 não seja pedido, mas é muito provável que se peça).
8 - Boa sorte. Vai demorar um pouco. É melhor já arrumar o carro com a grana do próprio bolso e depois pegar o dinheiro como reembolso.
Passo alternativo:
Havendo qualquer resistência no processo, esqueça tudo isso, leve o B.O no Procon entre com um processo judicial.
Mas, aparentemente, todos possuem recursos administrativos para evitarem ações judiciais.






2 comentários:

  1. Acabei de receber uma carta do DER de Barretos negando o ressarcimento do meu pedido. Agora vou enviar um e-mail ao diretor do DER questionando qual a utilidade da via administrativa se eles negam os pedidos mediante apresentação de B.O. Se ele não tomar providência, vou para o Procon ou pequenas causas.

    ResponderExcluir
  2. Até agora nada... Estou pensando em abrir um processo judicial. Alguém que Lê o blog e é advogado está afim de pegar a causa e rachar o lucro? OBS: não tenho dinheiro para honorários. Eu estou pensando em algo de 30% para o Advogado que se interessar em pegar o caso...

    ResponderExcluir