quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como gastar menos com o chuveiro? (Elétrico ou à gás)

Pessoal, além de nos defendermos dos vendedores desrespeitosos temos que nos defender também dos mitos.

O que custa mais? Chuveiro a Gás ou Elétrico?

Como fazer para reduzir o valor da conta?

É o que tentamos responder no post de hoje.

A USP fez uma pesquisa recentemente para responder a pergunta sobre qual opção de banho é mais cara.

Aqui eu vou apresentar apenas o principal (conclusão) para ficar sucinto.


Ressaltei em amarelo os mais comuns... (O Boiler é um aquecedor central que distribui água quente para a casa toda. Mas não é porque tem esse nome que a água necessariamente ferve lá dentro. Ele pode ser regulado e o Boiler para instalação caseira é menor que o industrial que nos vem à cabeça também...)

Considerando os resultados da USP, vemos, primeiramente que:

Chuveiro elétrico é mais barato. Fato!

Pois bem, quer economizar? use chuveiro elétrico. rsrs. Brincadeira.

Agora, vamos falar de como economizar usando os dois principais tipos de chuveiro.

Chuveiro Elétrico:

Normalmente as pessoas compram o chuveiro elétrico (5500W) modelo mais comum e colocam a potência máxima e nunca mais mexem. Se está inverno, abrem pouco a válvula (torneira, conforme preferirem). Aí o fluxo de água diminui e a mesma potência consegue elevar mais ainda a temperatura da água. Aí, no verão, simplesmente abrem mais a válvula para regular a temperatura. (acontece parecido com o chuveiro à gás).

Ok, para quem tem chuveiro elétrico, esse aumento do fluxo no verão gera um banho mais gostoso. Porém, se você quer economizar, não tem jeito. Reduza a potência do chuveiro e troque a chave para a posição "Verão" ou Númeo "II" ou "I" ou Modo "frio" dependendo da marca e modelo do seu chuveiro. Enfim, não utilize a potência máxima. Fazendo isso, o reflexo na conta é imediato. (Mês seguinte).

Agora, se você mora no sul do país, sei lá, São Paulo pra baixo, ou região serrana, fica complicado usar chuveiro elétrico. Porque quando a temperatura vai a menos de 12o, 5550W parecem piada.
O chuveiro mais potente que conheço é da Lorenzetti (7500W). (Eu tenho. Aliás, rodei várias lojas até ter certeza de que este era o mais potente do mercado na época). Esse sim é bom. No inverno, se você reduzir o fluxo, mesmo assim ele ferve a água e enche o banheiro de vapor. Nada melhor do que um banheiro cheio de vapor num frio abaixo dos 12o. rsrs.
Porém, se eu não mudo a chave no verão, aí fica complicado. tenho que arcar com os custos que podem superar facilmente os dados da tabelinha ali... Então, eu mudo a chave.

Chuveiro à gás.

O mais comum no chuveiro à Gás é o sujeito regular a chama para média ou forte de modo que não importando a época do ano, se ele abrir só a válvula do quente, ele não aguenta ficar em baixo.
Daí, sempre que vai tomar banho, ele abre tudo o quente, desperdiça um monte de água até que a água quente comece a sair e vai regulando abrindo a água fria até que uma temperatura suportável se estabeleça.

Nada contra isso. eu fazia quando tinha chuveiro à gás.
Mas estou aqui para dar dicas de como economizar, então, aí vai.

Nos dias de inverno, mais frios, é que se deve fazer a regulagem (Ex: Dia da data deste post).
Aí, você regula a chama para abrir apenas a torneira quente de modo que fique suportável.

Pronto, você estabeleceu o gasto máximo admissível. O gasto está relacionado com a intensidade da chama.  Ele não muda entre inverno e verão.

Agora, se a diferença de temperatura entre inverno e verão na sua região é muito alta, é possível ainda ter dois patamares de regulagem para economizar no verão. Mas no inverno, se você regular o chuveiro de modo que só precise abrir o "quente", estará fazendo um favor ao seu bolso.

A última dica que vale para os dois, é claro, é diminuir o tempo de banho. :)
Cantar 1/2 música ou começar já no refrão ajuda.

Abraço pessoal.

Referências:
http://www.banhoeconomico.com.br/down/ci160310.pdf
http://www.usp.br/agen/?p=24685
http://site.sabesp.com.br/site/
https://www.aeseletropaulo.com.br/Paginas/aes-eletropaulo.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Boiler



Nenhum comentário:

Postar um comentário