sábado, 3 de agosto de 2013

Sua máquina Lava e Seca não está secando direito ou demora muito?

Pessoal, esta história aconteceu comigo há uns 4 anos atrás quando eu comprei a minha primeira máquina de lavar e secar. Era novidade aqui no Brasil. E a LG acho que foi a primeira a trazer o produto para cá.
8 meses após a compra da máquina, (2600 reais) percebi que no modo de secagem, ela ficava sempre travada em 6 minutos. (timer regressivo que inicia no total do tempo estimado de lavagem e que vai diminuindo até 0 quando a roupa está pronta para ser retirada da máquina).
O video neste link mostra eu filmando o problema naquela época...
https://www.youtube.com/watch?v=yXCFdEnNVrs
Bom, acionei a garantia e aí começaram meus problemas.
1a vez fiquei uma tarde lá esperando e ninguém apareceu.
na 2a vez, chegou um técnico lá e falou que não tinha problema nenhum. (eu não estava em casa, agendei em um dia que a faxineira iria e pedi para que ela acompanhasse.
Solicitei um retorno e aí eu fiz esse vídeo acima. Mostrei o vídeo pro técnico e ele disse que não sabia o que era.
Bom, nisso, passaram-se 8 meses e eu cobrando uma solução da LG e eles me enrolando. Até que fiquei enfurecido, postei o vídeo no You Tube e abri uma reclamação no nosso querido e maravilhoso site: "Reclame Aqui" (www.reclameaqui.com.br) muito bom o site e eu recomendo que sempre o leiam pesquisando um determinado produto (seja uma caneta ou um apartamento) se ele tiver problemas, alguém terá reclamado lá.
Quando eu fiz isso, uma pessoa do back office da LG entrou em contato comigo e disse que devolveria o meu dinheiro. A LG respondeu o chamado no Reclame aqui mas eu só dei por encerrado depois que o dinheiro estivesse na minha conta. Aí, eles me pagaram o valor integral que eu paguei na máquina + os juros e correções de inflação.
O vídeo fez um determinado sucesso. Eu não sei como, passou das 20 mil visualizações e é bem sem graça. rsrs

Apesar deste e de mais milhares de outros comentários, a LG continua a vender muitas máquinas de lavar. Isso porque a nossa escassez de espaço nos grandes centros nos convida muito a termos uma lava e seca compacta. A Eletrolux, a Samsung e a Brastemp também entraram neste mercado de lava & seca.

Na minha opinião, essas lava e seca não prestam. E vou mostrar o motivo de eu achar isso no meu próximo post.

Pessoal, sempre que tiverem um problema com um produto dentro da garantia, nunca se estressem.
Abram o chamado de suporte e começem a contar. Eles tem 30 dias para resolver. Eu disse RESOLVER.
se não resolverem em 30 dias, você pode trocar o produto ou receber o seu dinheiro integralmente corrigido.
Assim sendo, procurem sempre comprar as coisas onde lhe dão garantias. Se o preço da extensão da garantia for pequeno e o valor do produto muito alto, procurem estender. Afinal de contas, vc já ganhou um bom desconto na "pechincha" então, usa esse desconto pra ficar sossegado.

Boas Compras.

Considerações posteriores:

Naquela época, os técnicos não estavam preparados AINDA para entender os problemas que este novo tipo de tecnologia estava trazendo.
Há diversos sensores, um mini processador, um estabilizador, duas resistências, 2 motores, e diversos outros componentes que não haviam nas máquinas no Brasil até então.
É natural que o meu problema não seria facilmente resolvido.

Porém, hoje eu entendo algumas possíveis causas...
Por exemplo, o sensor de umidade poderia estar envolto em mofo/lodo e fiapos de roupas. Além disso, ele poderia estar com algum defeito. Assim, sem detectar ausência de umidade, a máquina continuava secando a roupa indefinidamente. Uma simples limpeza poderia resolver o problema.
Mas nem limpar essas máquinas os técnicos daquela época sabiam.
Hoje, pelos comentário no meu vídeo e pelas conversas que tive com alguns técnicos, já se percebe que eles conhecem melhor essas máquinas.

Minha Dica:

Se você tem sol na sua lavanderia, não gaste com Lava & Seca.  Pelo menos as da LG, o seu rolamento e retentor não vai passar dos 3 anos. É pedir pra ter problemas... (Vou explicar no próximo post)









Nenhum comentário:

Postar um comentário